O termo SEO origina-se do inglês Search Engine Optimization, que significa otimização de sites para os motores de busca. Corresponde ao conjunto de estratégias e técnicas responsáveis pela melhoria do posicionamento de páginas de Internet nos resultados orgânicos em pesquisas nos motores de busca.
Para que uma página tenha tráfego qualificado, ela precisa primeiro ser encontrada por quem procura os seus produtos e serviços. Através da otimização de sites, são grandes as chances de figurar entre os primeiros resultados do Google, Yahoo, Bing e consequentemente atrair mais acessos de potenciais clientes.
O Desenvolvimento do SEO, faz com que seu site tenha um melhor posicionamento nos mecanismos de busca, tendo como resultado visitas organicas de sites como Google, Yahho, Bing e outros, trazendo mais acessos ao site, e consequentimente mais vendas.
Primeiramente o Google através do seu rastreador chamado ``Googlebot`` encontra novos websites publicados na web e faz toda a leitura do seu conteudo, isso chamamos de Crawling.
Posteriormente o robô do Google (Googlebot) determinará quais os links do seu site que ele deve ``seguir`` e de quanto em quanto tempo ele deverá fazer uma atualização do seu conteúdo.
Por último o algoritmo do Google determinará como ele posicionará seu site nos resultados, para isso, ele precisa atender diversos parâmetros e requisitos desse algoritmo.
O SEO tende a começar a dar bons resultados em um período de médio à longo prazo, além do trabalho ser bem delicado e demorado por si só, depende muito das frequentes atualizações algorítmicas do Google e, principalmente, da frequência em que o robô do buscador visita o seu site. O motivo de um trabalho de SEO não ser tão rápido e que não existe uma receita ou uma mágica para posicionar seu site na primeira página, é um jogo de estratégias, planejamento e mensuração de resultados. Quando as estratégias de SEO são bem elaboradas, os resultados são claros: melhoria de posicionamento, aumento de conversões, aumento de faturamento, redução de custos em campanhas de PPC (adwords).